O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
February 1, 2019

Vigilância Profissional de alto desempenho para Barragens, Hidrelétricas e Mineradoras

Vamos destacar neste artigo algumas características que podem ser fundamentais para um projeto de CFTV que possa resistir a eventos adversos

Já foi comprovado que a realização de projetos preventivos com objetivo de melhorar a segurança do trabalho e prevenção de desastres é importante em qualquer tipo de indústria, porém, para que de fato os riscos de catástrofes ou acidentes no local de trabalho sejam mitigados, é necessário que o profissional desenhe o projeto especificando todas as possibilidades de riscos, e a partir desses, buscar os equipamentos corretos.

No mercado de CFTV esse tipo de cuidado precisa ser amplificado, já que na maioria dos casos, esses equipamentos necessitam estar disponíveis e funcionando integralmente tanto para vigilância e coleta de dados, quanto para auxiliar na tomada de decisões de forma dinâmica.

Para isso, vamos destacar neste artigo algumas características que podem ser fundamentais para um projeto de CFTV consistente que possa resistir e entregar dados mesmo em eventos adversos como deslizamentos, tempestades etc.

Resistência

A primeira coisa a ser definida em um projeto que envolve uma complexa engenharia é a qualidade dos equipamentos e suas resistências contra água, poeira, impactos fortes etc. Ao buscar uma câmera IP no google, pode-se encontrar diversos modelos a preços variados, porém, grande parte dos modelos podem ser destinados a públicos residenciais ou para pequenos comércios, ou seja, fica como responsabilidade do profissional de projetos identificar o equipamento que realmente possa resistir as adversidades do local que for instalado.

Uma boa dica para encontrar uma câmera de qualidade é buscar pelas principais certificações de resistência como a IP, a NEMA e a IK.

Conforme citamos em nosso artigo sobre especificações de câmeras, a certificação IP é responsável por demonstrar a resistência do equipamento perante a poeira e a água e pode ser encontrada principalmente em câmeras para o uso em ambientes externos.

A sigla da certificação é acompanhada de dois números, o primeiro número pode ser catalogado de 0 a 6 e é responsável por mostrar o nível de resistência a poeira sendo que o 0 representa o nível mais baixo e o 6 o mais alto.

O segundo número representado na sigla mostra o nível de resistência a água e é catalogado de 0 a 8 e demonstra os níveis de resistência de forma crescente conforme o número anterior.

O IP66 e IP67 são as junções mais comuns encontras em câmeras CFTV de qualidade.

A classificação NEMA realizada e normalizada pela National Electrical Manufacturers Association é um conjunto de padrões técnicos estabelecidos para proteção de equipamentos, uma das diferenças desta classificação para a classificação IP é que a primeira é principalmente utilizada em equipamentos dos Estados Unidos enquanto a segunda é comum para o resto do mundo.

Um exemplo de classificação NEMA utilizada em equipamentos resistentes a jatos de água, poeira e corrosão de gelo é a NEMA4X.

Além das classificações acima é possível identificarmos também as classificações IK09 e IK10 que são regulamentadas pela norma internacional IEC 62262 e são utilizadas para definir o nível de resistência do equipamento contra impactos, quanto maior o número que acompanha a sigla, maior será o nível de testes de resistência que o equipamento foi avaliado e aprovado.

Zoom e Identificação

A localização dos equipamentos de CFTV também é um ponto de extrema importância em um projeto preventivo, para isso, o técnico de CFTV necessita identificar os locais onde o monitoramento será realizado e a partir destes, projetar as localizações “Chave” para que o equipamento consiga identificar as imagens dentro de uma área que possa fornecer a maior segurança possível sem perda de qualidade.

Ou seja, quanto mais um equipamento contém as características de Zoom, Resolução e campo de visão Amplos, mais fácil será identificar um local de vigilância com um nível de distância seguro para o equipamento ser instalado.

Abaixo destacamos algumas câmeras da marca profissional Axis que além possuírem níveis altos nas classificações IP, NEMA e IK, possuem especificações de Lente, Zoom e Resolução ideais para instalação em lugares estratégicos principalmente em barragens, hidrelétricas e mineradoras.

xx Q8685-E

xx Q8685-LE

xx Q6125-lE

xx Q6155-E

Características Adicionais

Existem outras características auxiliares que podem ser importantes dependendo da localização e do objetivo do projeto, essas são a captação de imagem infravermelha e o Speed Dry.

Infravermelho

As câmeras que contém infravermelho em suas especificações são consideradas câmeras dia e noite, é comum a utilização do LED infravermelho com detecção inteligente de iluminação, onde geralmente durante o dia a câmera utiliza sua configuração padrão detectando a imagem colorida e durante a noite o módulo infravermelho entra em uso para captação da imagem.

SpeedDry

A funcionalidade Speed Dry é uma das características que mais se destaca nas câmeras Sharpdome da Axis. Esta tecnologia contém um mecanismo que quando ativado, faz a câmera se movimentar em vibrações de alta velocidade quebrando as partículas de gota de água, deixando assim, o campo de visão nítido mesmo em tempos chuvosos ou tempestades.

Existem diversas especificações técnicas e consequentemente diversos tipos de modelos de câmeras CFTV que podem cumprir os requisitos de grandes industrias, porém sempre é indicado buscar um profissional qualificado para que o projeto seja realizado da forma mais segura possível.