O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
June 21, 2018

Projetos LPR – Reconhecimento de placas

A sigla LPR significa “License Plate Recognition” ou licença de reconhecimento de placas, cujo o objetivo principal é controlar acessos de veículos através de sistemas de monitoramento de vídeo.

Um projeto LPR pode controlar os acessos negando ou permitindo a validação do veículo ou do condutor , mas o que muitos não conhecem, é que esse tipo de projeto necessita de equipamentos específicos capazes de fazer o reconhecimento eficaz . Para isso separamos algumas dicas:

  • Utilize câmeras com infravermelho ajustável: Como placas são objetos que podem refletir a luz, é possível que a leitura de seu código seja prejudicada dependendo da iluminação e do horário, para isso utilize um ajuste de infravermelho noturno no momento da identificação da placa.

  • Identificar e reconhecer não a mesma coisa: O momento da identificação da placa está automaticamente ligado a captação da imagem e pode ser feito por um sistema de monitoramento sem uma analise de vídeo, ou somente por analise humana. O reconhecimento de placas está ligado ao momento da tomada de decisão seja ela para qualquer finalidade, porém é necessário utilizar um software confiável para que a identificação seja eficaz.

  • Genetec AutoVu: Softwares como o Genetec AutoVu foram desenvolvidos para o monitoramento e reconhecimento de placas, por isso, são os mais indicados para está situação. Além das funcionalidades básicas necessárias para um projeto deste tipo, o software possibilita ao usuário integrar todas as regras de um sistema de estacionamento ou controle de acesso, aplicando diversos tipos de leis.

  • Funcionalidade de câmeras: Uma dica de economia para este tipo de projeto é buscar câmeras com ajuste de luz, boas resoluções e para o tipo de ambiente correto (seja ele interno ou externo). Funcionalidades como PTZ ou lentes panorâmicas podem não se aplicar a maioria dos projetos LPR, neste caso uma câmera fixa pode ser econômica e ideal.