O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
August 28, 2018

Projetos IP + Áudio= Simplex, Half-duplex e Full-duplex

Adicionar áudio a projetos de vigilância podem trazer diversas vantagens para segurança e controle de eventos. Neste artigo vamos detalhar as formas de transmissão que os dispositivos CFTV geralmente trabalham para captação e recepção de áudio.

A adição de mecanismo de áudio pode ser implantada de várias formas como a captação de áudio unidirecional através de câmeras com microfone que integram o áudio junto ao vídeo ou uma sonorização ambiente através de caixas de som ou cornetas integradas a rede IP, permitindo enviar informações através de uma sala de comando de forma ágil.

Ainda, é possível implantar mecanismos de interação bidirecionais permitindo a captação e reprodução de áudio entre dois locais.

Simplex, Half-duplex e Full-duplex

As duas formas de instalação de ambientes de áudio citadas acima são relacionadas aos termos de Simplex, Half-duplex e Full-duplex.

Simplex

Simplex é a transmissão unidirecional já citada neste artigo, porém, é importante detalhar que este mecanismo funciona em uma única linha de transmissão, impossibilitando a inversão de papeis. Em projetos de vigilância é possível integrar este mecanismo a uma câmera com microfone , controladora de acesso, ou a algum dispositivo de captação de áudio e acoplar a um algorítimo para analise de voz para executar eventos.

Half-duplex

A transmissão half-duplex envolve um transmissor e um receptor sendo bidirecional, porém não é possível realizar a transmissão de forma simultânea, funcionando igual a um walkie-talkie. Este tipo de mecanismo é útil quando o operador precisa interagir com um grupo de pessoas no local.

Full-duplex

O full-duplex é o mecanismo mais avançado de comunicação bidirecional e permite a comunicação entre locais de forma simultâneas. Embora este tipo de transmissão seja dinâmica, durante o desenvolvimento do projeto é necessário posicionar as caixas de som e dispositivos com microfone em lugares estratégicos para não ocorrer problemas como o retorno de áudio.