O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
September 25, 2018

Descubra : Configurações de frames, taxa de bitrate e armazenamento

Hoje vamos exemplificar aspectos importantes a serem analisados ao traçar um projeto de CFTV IP, que são a transmissão de dados e o armazenamento.

Ao definir especificações de equipamentos em um projeto CFTV é necessário entender como os produtos funcionam de forma única e principalmente como funciona a interação com os outros dispositivos pois a compatibilidade entre a rede pode definir a qualidade e o custo total do projeto.

Hoje vamos exemplificar aspectos importantes a serem analisados ao traçar um projeto de CFTV IP, que são a transmissão de dados e o armazenamento.

Bitrate

Para entendermos como funcionam as transmissões de dados, é necessário entender o que é a taxa de bitrate para um projeto CFTV.

Bitrate é o cálculo do tráfego das imagens geradas por uma câmera em um determinado período de tempo. Este resultado determina o quão será necessário investir em velocidade de conexão entre os dispositivos e consequentemente o armazenamento em memória.

O Bitrate tem grande impacto principalmente pelos seguintes aspectos :

  • A resolução de captura da imagem (que está relacionada a qualidade da imagem)
  • A taxa de FPS (frames por segundo)
  • A compressão das imagens

Enquanto a resolução de captura da imagem pode definir o detalhamento do perímetro a ser monitorado, a compressão da imagem está relacionada a tecnologia utilizada pelo equipamento, a grande maioria das câmeras utilizam por padrão o H.624, a Axis que é pioneira na tecnologia CFTV IP disponibiliza em suas linhas de câmeras recentes o Zipstream que é uma tecnologia que reduz a transmissão de banda e armazenamento em uma média de 50%.

A taxa de FPS (frames por segundo) geralmente é o aspecto de maior customização e defini a qualidade de movimento do vídeo, uma taxa maior trará um monitoramento mais detalhado e com movimentos suavizados. Assim, a redução da taxa de FPS fará com que a taxa de bitrate se reduza, porém, implicará na qualidade de reprodução dos pixels em movimento na reprodução do vídeo.

Armazenamento

O armazenamento dos dados capturados por câmeras IP pode ser feito através de diversos dispositivos como cartão de memória e NVRs, sua configuração implica no calculo de bitrate por segundo e a quantidade de tempo de monitoramento que o projeto necessita armazenar. Logo, com uma taxa de bitrate maior o dispositivo de armazenamento guardará menos dados e consequentemente menos tempo de monitoramento.

Exemplo:

Uma câmera que contém a taxa de bitrate de 576kbps (por segundo), necessitará de uma média de 41.5GB para armazenar 7 dias de monitoramento.

O IPMarket criou um aplicativo web que funciona como um seletor de câmera que faz o calculo de Bitrate e Armazenamento do projeto a partir das especificações definidas pelo usuário, acesse e crie seu projeto =) ! Link