O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
June 8, 2018

Conectividade das Câmeras IP – Como funciona ?

Se você está ingressando no mercado CFTV e gostária de entender a conectividade técnica de câmeras IP, este artigo foi feito para você !

É comum relacionarmos que a conetividade de equipamentos como câmeras e computadores para um rede CFTV são padronizadas com cabos USB e fonte de energia, porém, é possível que você se depare com outros tipos de conexões e necessite utilizar outros tipos de equipamentos para fazer um monitoramento eficaz.

Quando falamos de câmeras IP é importante definirmos que são equipamentos que se conectam automaticamente a uma rede por meio de roteadores, contém um servidor interno que permite ao usuário monitorar sua imagem apenas acessando seu endereço IP em um navegador, sem a necessidade de instalação de um software, sendo que é uma solução eficiente para vigilância já que trabalha com diversos protocolos de segurança.

Conectividade

Porém os projetos que utilizam este tipo de câmera geralmente necessitam conectalas em lugares distantes sendo que utilizar diversos cabos em grandes metragem para fazer conexão tornaria muitos projetos inviáveis. Por estes motivos muitas câmeras vem com a função POE(Power Over Ethernet), que permite a câmera se conectar a um Switch de rede e assim trocar dados e energia em um único cabo de rede.

Geralmente os Switches são fabricados com diversas portas para suportarem conexões com varias câmeras e fazem o cruzamento de dados para que seja possível monitorar de diversos dispositivos dinamicamente.

Checklist

Montamos um checklist para que você não esqueça de verificar os seguintes itens ao montar um sistema básico de CFTV:

  • Verificar o tipo de câmera
  • Verificar se a câmera possui funcionalidade POE
  • Se possuir, procure por um bom switch que comporte o número de câmeras do seu projeto(verificar se o switch vai comportar o número de câmeras por quantidade de porta e o número total de conexão)
  • Não esqueça do cabo de rede
  • Se sua câmera não tiver conexão POE, busque por adaptadores POE