O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
November 29, 2018

CFTV e energia elétrica – Cuidados com surtos elétricos

O cuidado com a energização dos equipamentos é um dos aspectos mais importantes para a segurança do perímetro

O processo de instalação de um sistema de vídeo vigilância necessita de alguns cuidados prévios e para que tudo possa ser realizado com segurança é necessário considerar todos os aspectos técnicos que possam influenciar no funcionamento do projeto.

Para maior segurança, é importante considerar que todo processo seja realizado por técnicos específicos desse segmento e equipamentos preparados para o tipo de área onde será realizada a instalação.

Energia elétrica

Em outros artigos do blog definimos alguns aspectos importantes como a escolha do equipamento ideal, iluminação e o processo de cálculo de armazenamento e transmissão de dados, porém, o cuidado com a energização dos equipamentos é um dos aspectos mais importantes para a segurança do perímetro, para isso vamos desenvolver alguns conceitos neste artigo.

Transiente

Transiente é um conceito de eletrônica que significa um surto de tensão elétrica que acontece em um período muito curto de tempo. É uma variação de corrente elétrica de forma rápida que pode causar alguns danos a equipamentos e sistemas.

Uma das causas mais populares deste fenômeno é a queda de raios nos sistemas eletrônicos, porém, a queda de um raio é um evento externo e é considerado menos frequente do que eventos internos a rede elétrica que podem causar um transiente na tensão elétrica.

Para evitar danos nos equipamentos e na segurança de seu projeto, é necessário incluir equipamentos desenvolvidos para resistir a surtos e transientes, geralmente as câmeras externas da Axis contém esta resistência.

Além disso, a utilização de cabos de par trançado (STP) em conjunto com equipamentos com resistência e PSE (powe sourcing equipament) garantem uma maior proteção contra os surtos elétricos. Abaixo, é possível visualizar a combinação destes equipamentos em um modelo desenhado pela Axis:

Câmera e PSE conectados por meio de um cabo de rede blindado (STP) < https://www.axis.com/support/faq//FAQ115677> Acesso em 29 de novembro de 2018.

Sempre use um cabo de rede STP entre a câmera e o PSE e verifique se o PSE está aterrado corretamente.

A utilização de alimentação via POE se faz vantajosa para mitigar problemas elétricos na rede interna, já que esta tecnologia permite o uso de um único cabo para transmissão de energia e dados, podendo facilitar a instalação e prevenir que cabos de energia entrem em contato.