O IPSmart traz o que há de mais novo sobre CFTV, Redes IP , Axis, Huawei e muito mais!

Banner ebook
October 19, 2018

As vantagens de uma câmera PTZ

O termo PTZ significa *Pan – Tilt – Zoom* e são as características de movimentação de uma câmera.

Entre diversas funcionalidades e tecnologias que uma câmera de rede IP pode fornecer, existem termos que são comumente referenciados para destacar características bastante populares nestas câmeras, o termo PTZ é uma delas e pode ser um diferencial em um projeto, principalmente no mercado corporativo de CFTV.

O que é PTZ ?

O termo PTZ significa Pan – Tilt – Zoom e são as características de movimentação de uma câmera.

Enquanto o Pan é abreviação do termo Panning(ou Panorama em tradução livre) que é a característica de movimentação giratória no sentido horizontal que uma câmera pode realizar, o Tilt é uma palavra em inglês que pode ser traduzida no termo “Inclinação” e é responsável pelo movimento vertical de uma câmera (movimento semelhante ao levantar e abaixar a cabeça).

Por fim, o Zoom que é responsável pela movimentação e distância focal da lente, na qual, realiza o movimento de aproximação ou distanciamento da imagem. Quais são as suas vantagens?

Utilizar uma câmera PTZ pode trazer ao projeto diversas vantagens, a principal é a possibilidade de monitorar os ambientes internos ou externos de grandes áreas, já que sua movimentação avançada permite navegar e acompanhar diversos locais a partir de uma única câmera.

Uma outra vantagem é a possibilidade de gerar projetos mais econômicos, isso porque geralmente as câmeras com PTZ contém configurações avançadas para poder suprir as necessidades de diversas câmeras comuns em um único dispositivo.

VPTZ e PTRZ

Os recursos VPTZ (Virtual – Pan –Tilt- Zoom) e PTRZ (Pan – Tilt – Roll – Zoom) utilizam as tecnologias mais recentes e em alta resolução para controle do PTZ de forma virtual, o que permite um software gerenciar a movimentação da câmera de forma rápida e sem necessidade do uso de configurações físicas.

No caso do PTRZ, tecnologia cujo é encontrada nas câmeras da linha Q36 da marca Axis, além de configuração virtual, o Roll (em tradução livre para “Rolo ou Cilindro”), permite uma movimentação de imagem mais dinâmica e sem restrições entre horizontal e vertical.